1 Ambiente Virtual De Aprendizagem
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Jessica Darc Dantas Santos
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
São Luís
2014
INTRODUÇÃO
A educação à distância é considerada uma modalidade de ensino onde professor e aluno, devido o auxílio da tecnologia, não estão presentes no mesmo ambiente Moran (2002 apud FRANÇA 2013) Tal fato ocasiona ao aluno flexibilidade para a criação do seu horário de estudo e autonomia em seu aprendizado. É importante ressaltarmos que na EAD o aluno torna-se protagonista, na construção do seu conhecimento, acarretando mudanças na forma que o mesmo visualiza o mundo, pois o vê com mais criticidade.
Seguindo o pensamento de França (2013) a educação à distância (EAD), atualmente, tem estado muito presente em nosso sistema de ensino. porém não é algo recente. Segundo alguns estudiosos surgiu no século XVIII, em um curso oferecido por um jornal em Boston, e institucionalizou-se no século XIX, em experiências ocorridas nos Estados Unidos, Austrália e Canadá. Ainda segundo o autor, no Brasil, há registros, que seu início ocorreu em 1923 em um programa de rádio da Fundação da Rádio do Rio de Janeiro desde então, assim como em outra partes do mundo, expandiu-se através do rádio, televisão, correspondências e, atualmente, através de novas tecnologias de comunicação e informação. Com o advento das novas tecnologias surgem os ambientes virtuais de aprendizagem(AVA) que tonam-se de grande utilidade para o desenvolvimento de cursos a distância.
DESENVOLVIMENTO
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Segundo Almeida (2008 apud ROSTAS 2010), ambientes virtuais de aprendizagem são sistemas computacionais que utilizam a internet transformando-se em um espaço social para a produção de conhecimento através de diferentes mídias, linguagens e recursos. Este espaço pedagógico vai além da absorção de conteúdo. Os sujeitos (professores e