09911098729

559 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO
O vinagre e uma solução aquosa de ácido acético com concentração de 3,5 a 6% (m/v).
Muito utilizado na indústria alimentícia.
Sua produção envolve dois tipos de alterações bioquímicas:
- uma fermentação alcoólica de um carboidrato.
- uma oxidação do álcool ate acido acético.
Utiliza-se geralmente para a fermentação alcoólica, pura de leveduras de Saccharomyces cerevisial, ou cerevisial ou S. Cerevisial da variação Ellipsoideus.
A concentração alcolica e ajustada para para 10-13%.
A partir deste ponto a solução é exposta a bactérias de gênero Acetobacter para a fermentação acética; consiste em um processo aeróbio.
Para quantificar o teor de acido acético no vinagre utiliza-se uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra de concentração conhecida.
A solução padrão ou titulante é aquela de concentração conhecida que fica na bureta.
O titulado, aquele que se quer determinar a concentração, fica no erlenmeyer juntamente com a solução indicadora. Ocorrera entra as duas ( titulante e titulado) uma reação ácida base.
Na reação quando o numero de moles dos íons H3O+ provenientes do ácido iguala ao M° de moles de ions provenientes da base, tem-se o PONTO DE EQUIVALÊNCIA que é detectado na prática pela mudança de cor do indicador colorimétrico ( substâncias orgânicas fracamente ácidas ou básicas que mudam gradualmente de coloração dentro de uma faixa de pH relativamente estreita, chamada zona de transição ) chegando então ao PONTO FINAL da titulação.
No caso em questão é uma titulação ácido fraco/base forte, onde o ponto de equivalência se da em pH superior a 7,0 devido a hidrólise do ânion do ácido fraco que é hidrólise que orgina íons OH. Materias e Métodos Soluções e Reagentes.
- hidróxido de potássio 0,1 mol/L

Relacionados