III ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO
UNISALESIANO
Educação e Pesquisa: a produção do conhecimento e a formação de pesquisadores Lins, 17 – 21 de outubro de 2011
O COMÉRCIO ELETRÔNICO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE
VENDAS PARA EMPRESAS
Letícia Lelis Diniz – leticia_lelis@hotmail.com
Lívia Garcia Alves de Souza – liviagasouza@gmail.com
Luan Rodrigues da Conceição – luan@unisalesiano.edu.br
Marcelo Rangel Faustini – marcelo_faustini@hotmail.com
RESUMO
Este artigo tem como objetivo geral informar aos leitores (principalmente aos administradores e desenvolvedores de sites) sobre o que é e como trabalhar com a ferramenta e-commerce, informando também as vantagens e desvantagens da utilização do e-commerce, da evolução dessa ferramenta nos últimos anos e dos produtos mais consumidos pela Internet.
Palavras-chave: Competitividade. E-commerce. Internet. Segurança.
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a tecnologia da informação (TI) cresceu significativamente nas empresas tanto em relação operacional como estratégico. Esse crescimento foi grande devido à busca desenfreada de empresas para alcançar o sucesso. O exemplo das empresas de sucesso que utiliza esta tecnologia levou outras empresas a aderiram esse processo, o que levou os grandes administradores a desenvolverem métodos e conceitos para o uso criativo da TI em qualquer empresa.
Métodos e conceitos que saíram de uma simples fantasia e se transformaram em realidade estratégica para as organizações.
O e-commerce veio para ajudar as organizações a adquirirem mais clientes, conhecerem mais os clientes, proporcionar uma melhor qualidade nas vendas, oferecendo para o cliente aquilo o que ele realmente necessita e aumentando os lucros. E tudo isso, por um pequeno investimento de tecnologia, utilizando a Internet.
E, é nesse conceito que se enquadra o e-commerce (comércio eletrônico), que surgiu como um diferencial estratégico de vendas para as organizações.
Estratégia considerada