07532810833
346 palavras
2 páginas
Atualmente,uma série de novas técnicas permite ao pesquisador a análise detelhada da estrutura genetica de um ser vivo.Está análise permite,por sua vez ,o isolamento e a ampliação e ampliquicação de um sigmento de DNA,o seu sequenciamento,identificação e manipulação.O progeto genoma, por exemplo, pretende, através destas tecnicas, indentificar toda a senquencia de cerca de 3 bilhões de pares de bases do genoma humano-50.000 á 100.000, genes.
Tecnologia de manipulação de DNA.
Senquimento do DNA: duas tecnicas, surgidas no final dos anos 70, são empregadas para o sequenciamento de fragmentos de nucleoditeos. metodo quimico ou de maxam-gilbert método enzimático ou de singer em ambos os casos, é possivél se definir com precisão a sequencia exata de nucleotídeos de um segmento de DNA.
Amplificação de um segmento de DNA: O enorme tamanho e a imensa varialidade da molecula do DNA são os principais obstaculos ao isolamento e sequenciamento de genes. Assim ténicas especiais são necessárias para a seleção e amplificação de parte da molécula do DNA, gerando fragmentos menores e mais facilmente analisavéis.
São as duas metodatologias empregadas atualmente:
A reação em cadeia da polimerase."polimerase chai reaction", ou PCR. A clonagem de genes.
A tecnologia da PCR pode ser empregada nas analises clinicas como um poderoso instrumento de diagnosticos de virose e infecção bacterianas, como AIDS e a tuberculose, por exemplo, com enorme ganho em sensibilidade.
Clonagem de genes é um metódo mais complexo de isolamento e amplifi cação de DNA que a PCR, mais muito ultil em certas situações. Envolve a ultilização de endonucleoses de restrição e a criação de mapas restrição e a ultilização de ventores para a recombinação e clonagem do gene em estudo. Em etapa:
As endonucleases de restrição fazem a clivagem da molécula do DNA em sequencia especificas da molecula, geralmente palindrômicas:
Ex.:
GAATTC
CTTAAG