075170350639

1781 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICO METODOLÓGICOS
DAMARIZ SILVA DE SOUZA

SERVIÇO SOCIAL:IDENTIDADE E ALIENAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de fundamentos históricos teórico metodológicos do Curso de Serviço Social, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora: Lenir Mainardes

PONTA GROSSA
2014

Capitalismo industrial e polarização social
Capítulo I: A ilusão de servir

Segundo Dobb há pelo menos três grandes vertentes para que possamos compreender o capitalismo: A primeira é a proposta pelo economista alemão Werner Sombart (1863-1941), que partindo de uma concepção idealista considera que o capitalismo, como forma econômica, é criação do “espírito capitalista”, o qual constitui uma síntese de espírito empreendedor e racional. A gênese do capitalismo e seu aparecimento no cenário histórico devem ser tributados ao desenvolvimento de estados de espírito que, inspirando a vida de toda uma época, produziram formas e relações econômicas que caracterizam o sistema capitalista.
A ideia fundamental de Sombart, conforme ele mesmo a definiu e descreveu em sua obra Der Modern Kapitalismus (1928), era que em épocas diferentes têm reinado sempre atitudes econômicas diferentes e que esse espírito que tem criado a forma que ele corresponde, que é a de uma organização econômica. (MARTINELLI, 2003, p.27).
A segunda concepção é assegurada pela Escola Histórica Alemã, que entende que o capitalismo surgiu como uma forma de organização da produção que se move entre lucro e mercado.
A terceira vertente é fundada sobre o pensamento de Karl Max, para o qual capital é uma relação social e capitalismo um determinado modo de produção, marcado não apenas

Relacionados

  • 075170350639
    15840 palavras | 64 páginas