074505130456
3295 palavras
14 páginas
Universidade Anhanguera – UniderpCentro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Disciplina: Técnica de negociação
Prof.ª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Tecnologia em Gestão de Recurs
PELOTAS, RS 2012
1. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
1.1 Qual é a importância do planejamento da negociação?
Planejar uma negociação nos faz prestar a atenção nos conflitos e nas incompatibilidades, definir objetivos, estratégias e definir suas metas dando atenção no que serve de referencia para a tomada de decisões. Assim, o planejamento torna-se fundamental no processo de negociação. Para defini-lo com mais clareza podemos organizá-lo em 4 etapas básicas:
1. Mapeamento da negociação- Devemos buscar e priorizar informações; Identificar as questões a serem discutidas.
2. Estabelecimento de parâmetros para a negociação- Devemos definir metas e objetivos; Listar um leque de acordos alternativos; Fixar os limites para a negociação.
3. Montagem para o cenário da negociação- Devemos definir as possibilidades; Determinar e preparar o local de negociação; Identificar os participantes.
4. Preparação final da negociação- Devemos analisar a outra parte; Simular o processo de negociação; Definir estratégias e táticas. Com esse contexto, o planejamento pode contribuir na preparação da negociação para o alcance dos objetivos pretendidos.
“Muitas negociações perdem-se mais pela má preparação do que por qualquer outra coisa”.
Mills (apud Martinelli, 1997, p.105)
1.2 Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação?
As diversas definições para ética no dicionário, a definição dada é a seguinte: “A parte filosófica que é a ciência, ou reflexão sobre os valores humanos”. Alguns autores definem ética como uma disciplina que estuda a filosofia da conduta humana, naquilo que é certo ou errado, ou como estudo da natureza geral e moral, na verdade ética refere-se as