0736610760
1360 palavras
6 páginas
Plano de NegóciosDisciplina: Projeto multidisciplinar
Professor: Valmir Lucena
1. Analise estratégica e de mercado
A papelaria é definida como estabelecimento onde se vendem papel, material escolar, acessórios de informática e artigos de escritório. No entanto, hoje em bairros de clientela de maior poder aquisitivo já podemos notar uma mudança, tanto no visual das papelarias, quanto nos tipos de serviços prestados, podemos até mesmo incorporar no seu interior um café, sala para leitura, ambientes exclusivos para crianças.
No final dos anos 90, as tradicionais papelarias sofreram forte concorrência dos supermercados na oferta de material escolar, especialmente no período que antecede o calendário letivo. Além de tudo isso, os governos estaduais e municipais começaram a comprar kits escolares para a rede publica diretamente da indústria. Coube então as papelarias reverter esse quadro através da formação de associações e rede de negócios, uma vez que a maioria e formada por estabelecimentos familiares de pequeno porte, com o objetivo de conseguir descontos em compras centralizadas junto a indústria e se fortaleceram-na cooperação mútua umas as outras. O outro movimento foi a ampliação do mix de produtos, procurando oferecer aos clientes itens com maior valor agregado, especialmente no segmento de informática, e a prestação de novos serviços como impressão de cartão de visitas, e até os artigos de couro.
Além deste modelo empresarial surgiu no mercado um novo modelo de negócios: as chamadas “boutiques do papel”. Essas lojas possuem em geral como características uma decoração bem cuidada e oferecem uma enorme variedade de produtos com design especial e ofertam também os artigos de uma papelaria tradicional, com visual e acabamento que os fazem ser reconhecidos como presentes bonitos e úteis. Esse negócio destina-se a um publico mais exigente, que requer um mix variado de produtos composto, preferencialmente, por artigos