073552470701

843 palavras 4 páginas
GONÇALVES, C. W. P. O desafio ambiental.Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2004. 13 a 23 p.

Há uma relação evidente entre o livro, O desafio ambiental de Porto Gonçalves e o filme Home, Nosso planeta, nossa casa de Arthus Bertrand, ambos fazem um discurso interligado sobre o mesmo assunto. Neles os autores buscam passar, as mudanças ocorridas através do tempo e espaço, no mundo, e como o homem vem se posicionando diante dessas mudanças, ou seja, o poder da ação humana, nas transformações da natureza.
O livro focaliza nos dois primeiros capítulos, a forma da terra em si, analisando-a em diversos âmbitos, como por exemplo, a sua estrutura, evidenciando a ação humana dentro dessa estrutura e suas possíveis consequências, a exemplo, a globalização que é discutida durante todo o transcorrer dos dois capítulos iniciais do livro, abordando o seu poder nas transformações da natureza e, por conseguinte da sociedade.
Já o documentário esclarece informações contidas no livro, de uma forma mais compreensiva, pois nele podemos pensar e analisar as informações através das imagens, que por sinal são de uma qualidade inacreditável e que chegam aos nossos olhos com uma beleza que só a natureza poderia nos proporcionar e que apesar de tudo que a causamos, ela não deixa de nos encantar.
Ele traça uma avaliação histórica dos impactos da humanidade no planeta como um todo, desde seu principio, provando-nos, através de informações, que somos a única raça viva neste planeta que consome mais do que precisa para sobreviver, nos mostra que nos últimos anos aceleramos o ritmo de produção, sem ao menos nos questionar, para onde todas as nossas ações nos levarão.
E é a partir deste enfoque que o filme faz um sobrevoo para nos mostrar esse alerta, fazendo-nos refletir que consumindo muito mais do necessitamos, utilizando os recursos que a Terra nos dá de um jeito imaturo, mesquinho e errado, acabaremos fazendo com que a Terra acabe sendo destruída aos poucos por nós mesmos.
O filme

Relacionados