07 Aulas 9 A 10 Positivismo
História na Educação I – 2014.2
Coordenadora Profª. Lúcia Garcia
OS FRANCESES NO RIO DE JANEIRO (1555)
Os franceses tinham interesses na exploração de nossas riquezas, principalmente o pau-brasil. Eles queriam fundar no Rio de Janeiro uma colônia chamada França Antártica.
Os franceses chegaram em 1555, chefiados por Nicolau Durand de
Villegaignon. Eles desembarcaram na Ilha de Seregipe, hoje Villegaignon, no Rio de Janeiro. Aí construíram o Forte Coligny.
O governador-geral Duarte da Costa não conseguiu expulsar os franceses.
Eles eram ajudados pelos indígenas.
Em 1565, para combater os franceses, Estácio de Sá, sobrinho do governador-geral Mem de Sá, fundou na Baía da Guanabara o Forte São Sebastião.
Esse forte deu origem à cidade do Rio de Janeiro.
Os franceses foram expulsos do Rio de Janeiro em 1567.
BEBBUCCI, Mª Eugênia e CAVALCANTE, Luiz Gonzaga (1991). É hora de aprender - Estudos
Sociais, Ciências e Programa de Saúde .4ª série, São Paulo: Scipione, p. 126)
Texto nº 1a
O POSITIVISMO1
No século XVIII, numa sociedade em plena transformação, com a desestruturação final do sistema feudal e o avanço da ordem burguesa, surge o
Iluminismo, corrente filosófica que procura mostrar a história como sendo o desenvolvimento linear progressivo e ininterrupto da razão humana. Para eles, Idade
Média foi o período das trevas (causadas pela fé, como explicação de tudo), mas agora, com o Iluminismo, o conhecimento se aproxima da verdade (Iluminismo vem de luz).
Para esses filósofos, a humanidade irá cada vez mais dominar a natureza, numa evolução progressiva constante. Com Voltaire, um dos maiores filósofos dessa escola, surge a preocupação com a sociedade em seu sentido mais amplo, ele quer ver a história da civilização, preocupação que acabará impondo-se na Europa Ocidental.
O homem levado pela fé em sua própria razão (o homem iluminado) vai trabalhar para o seu progresso. Grandes transformações se dão com a Revolução
Francesa que,