06Processo saúde Doenças modos de adoecer
652 palavras
3 páginas
Processo saúde – Doenças, modos de adoecer, determinante sócioeconômicos culturais e condicionantes de saúdeA saúde e a doença relacionam-se intimamente com as condições em
que as pessoas vivem e produzem.A partir disso, pode-se dizer que o
Estado e o indivíduo têm, cada qual, uma importante parcela de responsabilidade, tanto no aparecimento da doença como na manutenção da saúde.
A palavra doença vem do termo em latim “dolentia” que significa “sentir
ou causar dor, afligir-se, amargurar-se”. Várias são as definições para esse termo, mas especialistas consideram as doenças como manifestações patológicas que se apresentam em nosso organismo.
Elas estão sempre associadas a sintomas específicos, levando o indivíduo que as apresenta a se privar de prazeres físicos, emocionais e mentais.
Processo saúde – Doenças, modos de adoecer, determinante sócioeconômicos culturais e condicionantes de saúde
A OMS classifica doença como a ausência de saúde e
disponibiliza para a sociedade a Classificação Estatística
Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à
Saúde, designada pela sigla CID.
No CID temos acesso à classificação das doenças e à grande
variedade de sinais, sintomas, aspectos normais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos e doenças. Processo saúde – Doenças, modos de adoecer, determinante sócioeconômicos culturais e condicionantes de saúde
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA
A história natural de uma doença abrange as etapas da inter-
relação entre o agente, o hospedeiro e o meio ambiente. A partir do momento em que o estímulo patológico é criado no meio ambiente ou em outro lugar, ocorre à resposta do homem a esse estímulo, que resultará na sua recuperação, cronicidade de doenças, invalidez ou morte.
A história natural de qualquer processo mórbido no homem
compreende os períodos de pré-patogênese; e através dela e com auxílio da epidemiologia é que se torna possível esquematizar as Medidas preventivas.
Processo saúde –