06 MAPEAMENTO DO CAMPO EL TRICO
2. INTRODUÇÃO Chama-se Campo Elétrico o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade “Q”, de forma que qualquer carga de prova de intensidade “q“ fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por “Q”.
O campo elétrico está relacionado com uma grandeza escalar, o potencial elétrico “V”. A região entre as placas de um determinado capacitor com mesmo valor de potencial pode ser representada por linhas ou superfícies paralelas as placas, chamadas de equipotenciais. A relação geométrica entre as linhas equipotenciais com o campo elétrico é direta, as linhas de força são tangentes à direção do campo elétrico e perpendiculares às curvas equipotenciais.
Uma vez que o campo elétrico passa por uma distribuição de carga que é confinada a uma região finita do espaço, pode ser facilmente obtida a partir da lei de Gauss , o potencial será calculado através do campo elétrico utilizando a seguinte equação: (1)
Externamente a casca esférica, o campo elétrico é radial e igual a uma carga puntiforme “Q” posicionada na origem: (1.1)
A variação no potencial para um deslocamento externo a casca, será portanto: (1.2)
No interior da casca esférica, o campo elétrico é nulo em qualquer ponto. Integrando desde o ponto de referência no infinito, obtém-se: se r<R (1.3)