06 09 2014 Cumbuca do Falconi estresse no trabalho
613 palavras
3 páginas
Faculdade LionsDisciplina: Gestão da Qualidade
Profa Tânia Maria de Andrade
Projeto: Ferramentas da Qualidade – Cumbuca de Falconi
04/09/2014 - No trabalho, mantenha as emoções sob controle
Mais do que um bom currículo: hoje, para você ser considerado um bom profissional, é preciso que saiba lidar com todas as possíveis situações do cotidiano, independente de serem boas ou ruins. “Um currículo recheado é sempre bom, mas para se ter um bom emprego é preciso mais do que isso: é preciso ter controle emocional – e não são todas as pessoas que sabem lidar com isso”, comenta o psicólogo e coach João Alexandre Borba.
Isso acontece porque as empresas querem – e precisam – de pessoas equilibradas, que saibam administrar o que acontece com elas na vida pessoal e na vida profissional, sem deixar que uma abale a outra. “As instituições precisam de pessoas que se mantenham concentradas em suas funções, e que dessa forma não prejudiquem aqueles que estão por perto” comenta o especialista.
Quando o profissional exagera nas emoções, em momentos de estresse, por exemplo, ele faz com que as pessoas próximas possam ter duas atitudes principais: ou ficam estressadas juntamente com ele – o que torna o ambiente de trabalho um caos – ou se afastem dele, pois ninguém quer conviver com uma pessoa incapaz de se controlar. “Além disso, são nessas horas que você descobre com quem poderá contar na hora da necessidade. E esse tipo de pessoa, que perde o controle, não é uma delas”, afirma.
É certo que todo mundo já passou por um momento desse, em que, por conta de algum estresse ou raiva momentânea acabou perdendo o controle, mas quando essa atitude se torna rotineira, é preciso tomar muito cuidado. “O desequilíbrio emocional, se não controlado, pode trazer problemas à família, ao trabalho e até aos amigos. Além disso, o estresse demasiado é capaz de causar problemas de saúde desde a má digestão, gastrite, insônia até dores no corpo provocadas pelo estresse”, comenta o psicólogo.
Dentro das