TI 1
Profº : Ademir Goulart
Sistemas de controle para armazém de líquidos e granel
Por,
Caio A. Kamchen,
Leonardo R. Cunha,
Henrique S. Kumm e Lucas Simas.
Itajaí, Maio/2015
Sumario :
Introdução :
1
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o uso de um Sistema de Gerenciamento de Armazéns (Warehouse Management System – WMS) em operações logísticas, especificamente, armazenagem. O campo de estudo é a administração da Tecnologia da Informação, com ênfase no uso estratégico da referida tecnologia. O método é de natureza qualitativa, consistindo em uma revisão bibliográfica sobre o assunto e uma pesquisa de campo realizada através de dois estudos de caso. Pôde-se observar que o WMS permite agilizar as operações e controlar com mais acurácia a entrada e a expedição das mercadorias. Diante disso, conclui-se que, apesar de um investimento inicial considerado alto para pequenas empresas, ele é amortizado devido aos benefícios obtidos, tais como a redução de custo e de desperdícios.
Os avanços tecnológicos, particularmente na tecnologia da informação (TI), permitem antecipar as vantagens competitivas oferecidas pelas novas estruturas que emergem no ambiente econômico atual. Neste contexto, na logística, seja o transporte do produto, seja a informação correlata, torna-se um requisito fundamental para o sucesso das empresas.
2
Sistema de gestão de armazéns.
O WMS otimiza todas as atividades operacionais e administrativas do processo de armazenagem, tais como: recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e inventário, entre outras funções. Redução de custo e melhoria do serviço ao cliente são ganhos obtidos com a utilização destes sistemas, pois a produtividade