057688120957

484 palavras 2 páginas
FENAOSTRA

A Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana – Fenaostra – surgiu há 15 anos com o objetivo de divulgar o molusco catarinense e ampliar o mercado para os produtores. O festival é um verdadeiro resgate da gastronomia e da cultura açoriana da Ilha de Santa Catarina, tornou-se um atrativo para brasileiros e estrangeiros movimentando o setor turístico e a cada edição recebe um número maior de visitantes. Consolidada como a única promoção do gênero no país a reunir em um mesmo espaço atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica e cultural, o evento já faz parte do calendário de festas de outubro de Santa Catarina. A Fenaostra é realizada pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, Instituto de Geração de Oportunidades, Secretaria de Educação, Secretaria de Pesca, Guarda Municipal, além da Polícia Militar e ainda conta com o apoio do Funturismo. Ostra em SC A ostra produzida em Santa Catarina é referência em todo o país e domina 95% do mercado brasileiro. Florianópolis é responsável por quase 69% da produção nacional e só o Ribeirão da Ilha representa mais de 60% da produção estadual. Em 2012 foram comercializadas 2.468 toneladas do molusco, o que representa um aumento de 8% em relação à safra 2011, segundo a Epagri. O setor gera 800 empregos diretos e 4.000 indiretos.
Festa Nacional da Ostra ou Fenaostra, como também é conhecida, é uma festa anual brasileira que ocorre em Santa Catarina, alavancada pelo cultivo da ostra, cuja produção anual já alcança a marca de 600 mil dúzias do molusco.
A festa mistura ingredientes irresistíveis para quem aprecia os deliciosos pratos à base de frutos do mar e quer iniciar-se nos prazeres de degustar os mais variados pratos, tendo a ostra como ingrediente principal.
A Fenaostra é a única promoção do gênero no país a reunir num mesmo espaço atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica, artística e cultural, tendo como

Relacionados