050014281058

3198 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARRAIAS
CURSO DE PEDAGOGIA

EVILENE COSTA SILVA DOS SANTOS
IRENE FRANCISCO GUIMARÃES
IVONEIDE MARTINS SOUZA
HELENA FERREIRA DA SILVA

ARRAIAS – TO
2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARRAIAS
CURSO DE PEDAGOGIA

VIVENDO A CULTURA NA MODERNIDADE

Texto apresentado à disciplina Diversidade Cultural, ministrado pela professora Drª. Magda Suely para obtenção de uma avaliação do curso,

ARRAIAS – TO
2013

INTRODUÇÃO

O trabalho com a diversidade e o convívio com a diferença possibilitam a ampliação de horizontes tanto para o professor quanto para a criança. Isto porque permite a conscientização de que a realidade de cada um é apenas parte de um universo maior que oferece múltipla escolhas.
Assumir um trabalho de acolhimento as diferentes expressões e manifestações das crianças e suas famílias significa valorizar e respeitar a diversidade, não implicando a adesão incondicional aos valores do outro. Cada família e suas crianças são portadoras de um vasto repertório que se constitui em material rico e farto para o exercício do diálogo, aprendizagem com a diferença, a não discriminação e as atitudes não preconceituosas. Estas capacidades são necessárias para o desenvolvimento de uma postura ética nas relações humanas. Nesse sentido, as instituições de educação por intermédio de seus profissionais, devem desenvolver a capacidade de ouvir, observar e aprender com as famílias.
Acolher as diferentes culturas não pode se limitar as comemorações festivas, a eventuais apresentações de danças típicas ou experimentação de pratos regionais. Estas iniciativas são interessantes e desejáveis, mas, não são suficientes para lidar com a diversidade de valores e crenças.
Compreender o que acontece com as famílias, entender seus valores ligados a procedimentos disciplinares, a hábitos de higiene, a formas de se

Relacionados