040098387
589 palavras
3 páginas
INSTITUTO CAMPINENSE DE ENSINO SUPERIORFACULDADE MAURICIO DE NASSAU
CURSO DE NUTRIÇÃO
Jociely Dionisio da Silva
Fermentação Láctica
Campina Grande – PB
2014
Jociely Dionisio da Silva
Relatório de aula prática
Fermentação Láctica
Relatório requerido para o complemento da primeira nota da unidade I da disciplina de Tecnologia dos alimentos, ministrado pela professora Katcilandia Menezes de Almeida.
Campina Grande – PB
2014
Índice
- Introdução
- Objetivos
- Material Utilizado
- Metodologia
- Resultado e Discussão
- Conclusões
- Bibliografia
Introdução
Fermentação é um processo utilizado pelas bactérias para obter energia através da oxidação incompleta da glicose. Essas bactérias são chamadas de bactérias anaeróbicas estritas ou obrigatórias.
As bactérias conhecidas como lactobacilos, utilizadas na produção de iogurte, produzem no final ácido lático, sendo chamada de fermentação láctica. Você já deve ter ouvido que é comum a produção de ácido lático nos músculos de uma pessoa, em ocasiões que há esforço muscular exagerado. A quantidade de oxigênio que as células musculares recebem para a respiração aeróbia é insuficiente para a liberação da energia necessária para a atividade muscular intensa. Nessas condições, ao mesmo tempo em que as células musculares continuam respirando, elas começam a fermentar uma parte da glicose, na tentativa de liberar energia extra. O ácido láctico acumula-se no interior da fibra muscular produzindo dores, cansaço e cãibras. Depois, esse ácido é enviado pelo sangue até o fígado e é convertido em ácido pirúvico.
Objetivo
Realizar fermentação do leite para que o mesmo transforme-se em iogurte de acordo com os