04 FMEA
CUSTO DA MODIFICAÇÃO
QUANTO CUSTA UMA MODIFICAÇÃO
NESTE
VALOR NÃO
ESTA
CONSIDERADO
O CUSTO
INTANGÍVEL
DA IMAGEM
NEGATIVA
QUE SE TEM
DA EMPRESA
PROJETO
ENGª
DETALHAMENTO
ENGª PROCESSO
DESENVOLVIMENTO
LOTE PILOTO
ASSIST.
TÉCNICA
FABRICAÇÃO
AÇÕES
CORRETIVAS
OFF LINE
P = pense
E = enquanto
N = não
S = souber
E = executar
ON LINE
1
m.a.perissinotto – FMEA -
2
F.M.E.A.
( Failure Mode and Effect Analysis )
( TIPO DE FALHA E ANÁLISE DO EFEITO
O FMEA é uma técnica analítica utilizada para assegurar que todas as falhas em potencial devido a projeto ou processo tenham sido consideradas e analisadas para que ações preventivas / corretivas sejam tomadas para evitá-las ou minimizá-las.
Seu objetivo é reduzir a ocorrência de falhas em serviço, aplica-se tanto no projeto como no processo, ( produto / serviço ) em ambos os casos deverão ser formados grupos de pessoas experientes em projeto, manufatura e controle de qualidade, que de uma forma dinâmica buscam a perfeição do produto.
É importante que haja intercâmbio de informações entre os grupos de projeto e processo.
Essa técnica requer, além de um profundo conhecimento do projeto e ou do processo, o bom senso de cada participante. Casos básicos de aplicação do FMEA:
Caso 1 – Novos projetos, nova tecnologia ou novo processo, logicamente o escopo é o projeto, tecnologia ou processos completos.
Caso 2 – Pressupondo a existência de um FMEA, nas modificações em projeto ou processo existentes, o escopo deveria focar as possíveis interações devidas à modificação e histórico de campo.
Caso 3 – Pressupondo a existência de um FMEA, no uso de um projeto ou processo existentes, em um novo ambiente, o escopo deveria focar o impacto no novo ambiente ou localização no projeto ou processo existente.
Ø
GANHOS:
¾ Redução do ciclo de introdução de novos projetos
¾ Redução do volume de alterações / retrabalhos ....
¾ Diminuição progressiva da carga de trabalho necessária no desenvolvimento de novos