=economia
Curso de Ciências Econômicas
Fernanda Magalhães - 3311033
Franciele da Mota – 3311028
Trabalho de Economia Contemporânea Brasileira
Junho – 2013
São Paulo
FACULDADES OSWALDO CRUZ
Curso de Ciências Econômicas
Fernanda Magalhães - 3311033
Franciele da Mota – 3311028
Trabalho de Economia Contemporânea Brasileira
Trabalho apresentado à disciplina de Economia Contemporânea à Economia, ministrada pelo professor mestre Odilon Guedes Pinto Júnior, no curso de Ciências Econômicas, da Faculdades Oswaldo Cruz.
Junho – 2013
São Paulo
SUMÁRIO
Introdução Pág. 03 Pág. 04
Considerações Finais Pág. 09
Referências Bibliográficas Pág. 10
INTRODUÇÃO
Nosso trabalho visa apresentar de maneira simples e objetiva como ocorre a desindustrialização nos países, principalmente como esse fenômeno tem sido identificado no Brasil, e quais são as consequências dele, levando em consideração que o Brasil não é um país totalmente desenvolvido em todos os setores, uma vez que em alguns setores dependemos da absorção tecnológica de outros países.
Porque o Brasil sofre o perigo de ser desindustrializado? Quais as consequências?
Quando a indústria tem uma redução em sua produção, comparada à produção total do país, é considerado desindustrialização.
Para alguns economistas também pode ser considerado uma redução persistente da quantidade de vagas na indústria como proporção do emprego total. Devido ao avanço da tecnologia na indústria, que resultou numa nova organização de trabalho e do processo de produção, isto não alavancou a oferta de emprego, entretanto o setor tenha adicionado valor à economia.
Desta forma a desindustrialização é mais bem caracterizada como uma situação na qual tanto o emprego industrial como o valor adicionado da indústria se reduzem proporcionalmente do emprego total e do PIB,