038626001147

722 palavras 3 páginas
1-Identifique as teorias de administração cujos elementos e características podem ser utilizadas para analisar o caso McDonald’s.
-Teoria Clássica da Administração
O sistema do McDonald’s é caracterizado por focar-se principalmente nos processos internos, com uma maneira exata de se fazer cada produto e treinamento intensivo dos trabalhadores para o serviço que vão desenvolver. Tais fatos caracterizam o movimento de administração científica. Também, a motivação dos funcionários é bastante evidente, principalmente por incentivos materiais, isso é tanto abordado pelo movimento de administração científica quanto pela escola de relações humanas (“um trabalhador feliz é um trabalhador produtivo”). Tanto é, que a empresa está entre as melhores para se trabalhar no país.
Pela teoria da burocracia, a característica mais evidente é a utilização de um manual de instruções, uma rotina para se fazer os produtos. Por uma análise de dados objetiva (abordagem quantitativa), foi possível perceber em que a empresa estava “deixando a desejar”, modificando o cardápio do restaurante para atender melhor à demanda. O McDonald’s se relaciona bem também com a teoria dos sistemas, a partir do momento que treina seus empregados para diversas funções, fazendo rotatividade de funções para um mesmo empregado, aumentando a motivação do mesmo. Também tem uma relação íntima com a qualidade dos produtos que usa.
Com o tempo, o McDonald’s aprendeu que uma única maneira de se fazer as coisas não é sempre a melhor opção. Com isso, tem adaptado algumas lojas em algumas regiões se adaptando às contingências das mesmas (enfoque contingencial).

2-Quais princípios da escola clássica de administração se manifestam na administração do McDonald’s? Dê exemplos.
-Administração Científica.
-Seleção, treinamento e aperfeiçoamento do trabalhador
-Incentivos materiais
Padronização das atividades e movimentos:
* Manual de operações com 750 páginas.
* Padronização do tempo e dos movimentos na

Relacionados