038598101180
2504 palavras
11 páginas
FACULDADE SANTO AGOSTINHOARISVÁLDIMA MARIA DA SILVA
VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO MEIO FAMILIAR
TERESINA
2013
ARISVÁLDIMA MARIA DA SILVA
VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO MEIO FAMILIAR
Relatório apresentado como exigência da disciplina Pesquisa Social II, do curso de Serviço Social da Faculdade Santo Agostinho, pela aluna Arisváldima Maria da Silva, sob a orientação da Profa. Msc. Conceição de Maria Sousa Batista Costa.
TERESINA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
1.1 O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMO MECANISMO DE PROTEÇÃO SOCIAL.
2 CONCLUSÃO 10
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 INTRODUÇÃO
A violência no âmbito familiar se configura como sendo uma problemática que acomete todas as classes sociais. É um fenômeno que tem tido um crescimento expressivo nas relações sociais e interpessoais, resultandoem uma relação de poder na esfera cultural, pois remete a um processo de hierarquia concebida.
É direito da família, responsabilizar-se pelo desenvolvimento da criança e do adolescente, pois, ela é considerada a base da sociedade, por ser um elemento que permite assegurar a manutenção dos valores arraigados na coletividade, representado pelos hábitos e costumes adotados pelos indivíduos.
Em se tratando da importância de analisar a presente temática, é relevante considerar como se articulam e se manifestam as formas de violência, tendo em vista que esses casos se modificam de acordo com o contexto histórico e social instituído.
Atualmente a violência contra a criança e o adolescente ganhou espaço na mídia. Deste modo, pode-se entender que essa situação é resultado da conjuntura social concebida pelos fatores econômicos e sociais. Neste contexto, o que tem chamado à atenção nos últimos anos é o aumento significativo do numero de casos, bem como, a forma em que se