035713992720
626 palavras
3 páginas
TELHADO VERDE: O progresso social nos trouxe inovações, gerando uma revolução tecnológica, e conseqüentemente a chegada da globalização e um conflito entre a relação do homem com a natureza, as instituições trabalham em conscientizar a sociedade de que é possível viver de forma sustentável. Após um século do início da globalização agora no século XXI, começam a ver que é preciso não só preservar os recursos naturais, mas tentar restaurar os impactos gerados pelo homem sob a natureza, inicia-se então uma tentativa de preservação e recuperação do espaço em que vivemos um processo de educação e transmissão de metodologias do ensino ambiental, buscam meios e formas de ensino da conscientização de uma sociedade bastante consumidora e ainda pouco consciente dos efeitos que o planeta sofre atualmente. Como opção viável e agradável a sociedade, caracteriza-se, portanto, o telhado verde, que resulta na aplicação de uma cobertura vegetal sobre telhados ou lajes convencionais, minimizando aquecimento global, devido à vegetação que é aplicada sobre a cobertura, a mesma realiza o processo da fotossíntese, purificando e filtrando o ar ao redor da construção, isolando o termo acústico, diminuindo freqüências sonoras, retendo água, atrai a biodiversidade animal, diminui poluição ar.
É possível mudar os hábitos e atitudes de uma sociedade em relação à sustentabilidade, esclarecer que o telhado verde é uma excelente alternativa, viável e adequada à nossa situação urbana, climática, social e econômica. E pode proporcionar excelente qualidade de vida e conforto, surge como aliado para reduzir enchentes em centros urbanos, já que a vegetação e solo aplicado no teto absorvem água. Essa ausência do verde das árvores impacta de forma negativa no emocional das populações residentes em tais áreas extremamente urbanizadas.
A sociedade necessita de projetos governamentais, incentivo para viver de forma mais sustentável, reciclando mais, consumindo menos, investindo em energias e