032417541635

723 palavras 3 páginas
– Objetivos
Separar e identificar os cátions Fe3+, Cr3+, Al+3, Mn2+.
– Parte Experimental
Colocar em um tubo de ensaio cerca de 20 gotas da amostra e adicionar 10 gotas de HCl 6,0 mol L-1 e em seguida NH3 6,0 mol L-1 gota a gota com agitação, até o meio ficar básico (verifique com papel tornassol). Colocar duas gotas de NH3 6,0 mol L-1 em excesso. Aquecer com cuidado durante 1 minuto, centrifugar e retirar o sobrenadante rapidamente, colocando-o em outro tubo de ensaio. Lavar o precipitado duas vezes com cerca de 2 ml de NH4Cl 2,0 mol/ L. O precipitado conseguido será denominado Precipitado I e o líquido sobrenadante denominado Sobrenadante I. O Precipitado I pode conter Fe(OH)3, Cr(OH)3, Al(OH)3 e Mn(OH)2, enquanto o Sobrenadante I pode conter os íons Mg2+, Ca2+, Sr2+, Ba2+

Precipitado I
Adicionar ao precipitado 1 ml de NaOH 4 mol /L e 1 ml de H2O2 3%, agitar bem e aquecer em banho-maria por cerca de 5 minutos até cessar o desprendimento de O2. Centrifugar e transferir o líquido sobrenadante para outro tubo de ensaio, denominando-o de sobrenadante II. O sólido restante no primeiro tubo pode-se denominar de precipitado II.
Sobrenadante II
No sobrenadante II, uma cor amarela da solução serve para identificar a presença de crômio. Adicionar ao tubo de ensaio HCl 6 mol/ L até o meio ficar ácido (use papel tornassol) e em seguida adicionar algumas gotas de NH3 6 mol/L até o meio ficar alcalino, agitar bem e aquecer com cuidado. A formação de um precipitado branco gelatinoso indica a presença de alumínio.
Precipitado II
No sobrenadante II, uma cor amarela da solução serve para identificar a presença de crômio. Adicionar ao tubo de ensaio HCl 6 mol /L até o meio ficar ácido (use papel tornassol) e em seguida adicionar algumas gotas de NH3 6 mol/ L até o meio ficar alcalino, agitar bem e aquecer com cuidado. A formação de um precipitado branco gelatinoso indica a presença de alumínio.
Precipitado II
Lavar o Precipitado II duas vezes com água

Relacionados