03 Resumo das aulas
ALUNO: Vitor Madureira Costa Inspeção de Equipamentos
Resumo das Aulas
Durante as aulas ministradas até então, foram apresentados diversos conceitos sobre as atividades que o inspetor de equipamentos exerce, onde os alunos deveriam ler e explicar os itens sobre o que tinha entendido, tentando expressar sua opinião. Em seguida, foi solicitado pelo professor que nós escolhêssemos dez itens dos diversos propostos pelo professor e resumí-los.
O professor abordou o assunto sobre “Ensaios não Destrutivos”, também conhecido como END, que envolve área de Inspeção de Equipamentos. Foi apresentada a grande importância da aplicação desse tema em processos produtivos industriais.
Foram apresentadas uma grande diversidade de técnicas utilizadas nos Ensaios Não Destrutivos como:
Inspeção visual: A inspeção visual é a mais usada e geralmente precede qualquer outro ensaio. A sua principal vantagem é fornecer dados quantitativos (além das informações qualitativas) mais facilmente que os outros ENDs. É utilizado para a determinação do tamanho, forma, cor, acabamento, refletividade, presença de descontinuidades superficiais grosseiras e funcionalidade do que será inspecionado. É aplicado a superfícies expostas e ao interior de materiais e equipamentos parcial ou totalmente montados e objetos acabados.
Inspeção dimensional: A inspeção dimensional é o método utilizado para verificar se as medidas estão dentro dos parâmetros especificados no projeto, e desta forma determinar a aceitabilidade dos componentes fabricados por usinagem, soldagem, ou qualquer outro tipo de processo produtivo. A inspeção é realizada através de instrumentos de medição como paquímetro, micrômetro, relógio comparador, etc.
Emissão acústica: A técnica de inspeção por Emissão Acústica, é um ensaio não destrutivo que consiste na detecção de descontinuidades através de ondas acústicas emitidas pelo material quando aplicada uma tensão sobre a