relatorio gesso
Caio Cesar yamazato
GESSO PARA CONSTRUÇÃO
São Paulo-SP
2015
Antonio machado Moreira RA-201310037 Caio Cesar yamazato RA-20121062
São Paulo-SP
2015
Determinação da consistência normal e do tempo de inicio e fim de pega do gesso
Determinação da consistência normal e do tempo de inicio e fim de pega do gesso, conforme a norma ABNT NBR 12128:1991 – Gesso para construção –Determinação das propriedades físicas da pasta – Método de ensaio.
Consistência normal: Relação água/gesso determinada para obtenção de da pasta adequada.
Tempo de início de pega: Tempo decorrido a partir do contato com o gesso com a água, até o instante em que a agulha do aparelho de Vicat não penetrar até o fundo da pasta, ou seja, aproximadamente 1 mm acima da base.
Tempo de fim de pega: Tempo decorrido a partir do contato com o gesso com a água, até o instante em que a agulha do aparelho de Vicat não deixar impressão na superfície da pasta.
É de grande importância determinar o tempo de pega do gesso e a relação gesso/água, pois tais fatores influenciam diretamente na resistência e trabalhabilidade da pasta.
CONSISTENCIA NORMAL DA PASTA
Procedimento
Foram misturados 10 ml da solução de citrato de sódio em um recipiente e adicionado água.
Polvilhando a amostra em 1 minuto sobre a água com o retardador e deixando em repouso por 2 minutos, e em seguida foi misturado por 1 minuto. Foi transferida imediatamente a amostra para o molde, e efetuado a leitura.
Resultados
Foi verificada uma leitura d 17 mm
Como a consistência normal do gesso é 30± 2 mm foi adicionado muito retardador.
TEMPO DE PEGA
Procedimento
Foi pesado 320 g de água sem retardador
Pesado 800 g de gesso
Prosseguiu-se polvilhando a amostra em 1 minuto sobre a água e acionado o cronômetro no momento em que o gesso entrou em contato com a água; Deixado em repouso por 2 minutos, e em seguida misturado por 1 minuto.
Transferindo