Relatório de Gesso
Ensaio realizado no dia 30 de Abril de 2010, o ensaio do aglomerante gesso, foi efetuado no laboratório do NPT na presença dos alunos do 5º período de Engenharia Civil com orientação da Monitora Aline com o objetivo de verificar o desempenho e característica desse aglomerante de acordo com o ensaio contido nas normas.
2. Gesso
O gesso é uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, produzida a partir do mineral gipsita (também denominada gesso), composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado. Quando a gipsita é esmagada e calcinada, ela perde água, formando o gesso , conforme observado na reação citada abaixo.
2[CaSO4.2H2O] → 2[CaSO4.½H2O] + 3H2O
2.1. Ensaios
Ensaio de Granulometria
No ensaio são utilizados quatro tipos de peneiras: 840μm, 420μm, 210μm e 105μm. As peneiras são utilizadas separadamente e faz-se necessário de uma tampa para evitar que o pó escape, ao mesmo tempo foi encaixado abaixo da peneira uma vasilha. A norma afirma que se deve colocar 100g de gesso completamente seco na peneira de 840μm, deve-se também durante a peneiração pesar diversas vezes o pó retido até que quando houver uma diferença entre os pesos de aproximadamente 0,5g, leva-se o pó que passou pela peneira para a de 420μm. Novamente, repete-se o processo citado acima, porém apenas 50g de pó peneirado é levada para a de 210μm, e em seguida, todo o pó não retido é levado para a 105μm. A norma pede que pese a quantidade de pó retida em cada peneira e a que passou por todas. Ao término haverá a medida de seis valores (incluindo o material inicial) que determinarão, através da equação (1), a finura do pó de gesso.
D = Eq.1
Sendo M a massa total (que nesse caso é de 100g), mA a massa retida na peneira 840μm e mB a massa retida na peneira 420μm. O material retido pode ser calculado através das equações (2) e (3), sendo a primeira para as peneiras 840 e 420μm e a segunda para as 210 e