03 Delimitacao Do Estudo
A atualidade do curso de graduação em Enfermagem da UEL evidenciou-se a fase mais importante de nosso estudo, pois é nela que é observada a realidade para detectar se a implementação de uma mudança curricular radical causa ou não sentimentos de prazer e/ou sofrimento no trabalho. A realidade que se nos apresenta envolve pessoas inseridas em um determinado contexto social, econômico e cultural, em que procuramos observar algumas inter-relações possíveis, enquanto fatores que pudessem interferir no processo laboral. Iniciava -se, assim, um procedimento de discussões reflexivas, sobre os problemas que uma implementação radical pudesse ocasionar nas pessoas e no seu processo de trabalho. As mudanças de comportamento das enfermeiras docentes estavam evidentes, devido aos impactos que essa implementação causava. Para entender porque tais fatos ocorrem, fez-se necessária a realização de um estudo que pudesse diagnosticar quais os indicadores desse quadro, a fim de clarificar os sentimentos das enfermeiras docentes no ambiente laboral.
Delimitação do Estudo
63
3.1 O P ROBLEMA
Nos mais de vinte anos de carreira docente, especificamente, nos últimos seis anos, em que exercemos a função de coordenadora do colegiado de curso de graduação, questionamo-nos, com certa freqüência, a respeito dos sentimentos de prazer e de sofrimento da enfermeira exercendo o trabalho de docente, bem como sobre as conseqüências da mudança curricular, em relação a tais sentimentos, no trabalho dessas docentes.
Decorre daí nosso questionamento central do qual derivarão outros três: as enfermeiras docentes, com titulações de doutor, mestre e especialista, vivenciam sentimentos de prazer e de sofrimento gerados no trabalho, frente à implementação de uma mudança curricular radical?
A universidade não constitui uma instituição isolada, ela é parte dos processos globais de organização e transformação da sociedade. Para isso, é necessária uma revolução pelo conhecimento e pela