Fichamento Boas
BOAS, Franz. 2004. “Os Objetivos da Pesquisa Antropológica”. In: Antropologia Cultural. Rio de Janeiro. Zahar, pp. 87-109. Boas enfatiza demonstrar neste texto quais são os objetivos da pesquisa antropológica como mencionado em seu tema, foi um dos primeiros pesquisadores a observar diretamente as culturas primitivas, tinha como motivação observar tais diferenças e tentar explicá-las. Recusava o comparativismo acreditando assim que cada cultura era dotada de suas particularidades. Escreveu As Limitações do Método Comparativo na Antropologia e após trinta anos deste feito inova suas concepções com o texto Os Objetivos da Pesquisa Antropológica. Boas utiliza como idéia central e com o objetivo maior da época em descobrir os diferentes modos de vida de povos estranhos, explicando assim a história da diversidade humana, ampliando o campo da antropologia e nos mostrando como a geografia, economia e psicologia buscam também explicar estas vertentes da história do homem que nos intriga até os dias de hoje. Pág 87.
Inicia sua escrita relatando que o desenvolvimento da Ciência Antropológica se deu através de diversas formas distintas, ou seja, época em que o homem estava interessado na busca do conhecimento de países estrangeiros e do modo de vida dos seus habitantes. Era em que todas as experiências eram relatadas como foi feito por Heródoto, César e Tácito, citados por Boas.
Séc XVIII A partir de relato de viajantes Rousseau, Schiller e Herder criam um esboço da história da humanidade. Séc XIX Com tentativas mais sólidas são escritos os trabalhos de Klemm e Waitz. Boas cita a biologia como um método utilizado na busca do entendimento das variedades e formas humanas, estimulados pelas descobertas e interpretações de Darwin sobre a instabilidade das espécies que passaram a ser aceitadas pelo mundo científico. O problema em relação a origem do homem e de seu lugar no reino animal tornou-se o principal objeto de interesse, como