0222
Subtítulo: As capacidades da máquina permitem realizar uma ampla gama de tarefas –desde o melhoramento de propriedades de alimentos até a produção de gasolina a partir de betume usando radiação.
Artigo: Kovatchitch, Elena - Voz da Rússia - Ciência e Tecnologia - Gazeta Russa, 06/08/2014
Esta reportagem de Elena Kovatchitch, da Revista Gazeta Russa traz uma ampla idéia sobre as aplicações de aceleradores de partículas e com o objetivo de colocar em prática as conquistas da ciência fundamental.
A reportagem é sobre cientistas da cidade russa de Novossibirsk que criaram um acelerador de partículas com capacidades únicas que foi instalado no recém aberto Centro de Radiação.
Um ponto marcante é sobre a capacidades da máquina para realizar uma ampla gama de tarefas –desde o melhoramento de propriedades de alimentos até a produção de gasolina a partir de betume usando radiação em outras como: na esterilização de produtos médicos, no acabamento de fios eléctricos, no tratamento de águas de esgoto, na produção de certos tipos de polietileno etc.
Segundo a autora, seu principal objetivo é colocar em prática as conquistas da ciência fundamental.Agora, a tarefa dos cientistas é descobrir como incorporar a tecnologia desenvolvida na indústria do petróleo, enfatiza o especialista. Por enquanto, isso não é economicamente rentável.
De um modo geral, a autora nos trouxe um assunto que está completamente ligados a nossas vidas e principalmente para nós que estamos no mundo acadêmico. E conseguir enfatizar sobre a importância da Russia com suas inovações técnológicas. Completa dizendo que "Os aceleradores russos são muito eficazes".
Finalmente, com o estudo desse artigo, podemos amadurecer mais, inclusive para fazermos uma ligação com nossas aulas teóricas práticas, que em muito pode enriquecer nosso trabalho.