022121231
3342 palavras
14 páginas
Escola estadual Virginia Marcondes EscobarProblemas ambientais nos grandes centros
Camanducaia
2012
Escola Estadual Virginia Marcondes Escobar
Problemas ambientais nos grandes centros
Exercício do conteúdo de Geografia apresentado para o professor Jodadac pelos alunos Mateus Caria Mól e Raphael Aparecido
Camanducaia
2012
Poluição ambiental
Toda cidade é caracterizada pela aglomeração de pessoas, nas grandes cidades a concentração de pessoas gera vários detritos ou sujeiras provocadas pelas relações sociais (industriais, comerciais, culturais e residenciais).
O problema da poluição urbana ocorre desde o século XIX, na Inglaterra no início da revolução industrial, hoje, depois que o mundo passou por três revoluções industriais e pelo crescimento populacional, esse se encontra com uma população de mais ou menos 6 bilhões de pessoas consumindo e gerando lixo e poluição.
O lixo é um dos principais problemas nos grandes centros urbanos, principalmente nos países de primeiro mundo, um exemplo é os EUA que produzem cerca de 10 bilhões de toneladas de lixo sólido ao ano, um dos principais agentes poluidores são as embalagens descartáveis. Uma maneira de diminuir a quantidade de lixo é aplicando medidas para amenizar e reduzir, o consumo, reutilizando e reciclando produtos.
Os lixões são grandes depósitos de lixo a céu aberto, são ambientes com grande probabilidade de contração de doenças, o mau cheiro chega a ser insuportável, por causa do estágio de decomposição dos elementos ali depositados, além de produzir chorume, que é um líquido resultante do lixo, esse possui coloração escura e é bastante ácido.
Tempo para decomposição de alguns materiais na natureza.
- Garrafa de vidro: 400 anos ou mais
- Garrafa de plástico: mais de 100 anos
- lata de refrigerante: 10 anos
- Chiclete mascado: 5 anos
- Papel: 3 meses
- Frutas: 6 a 12