02062015 RISCO PA S
1184 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPBCENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS – CCHE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANTONIO GEOVANE DE FARIAS PAZ
RISCO BRASIL – O QUE É E COMO É CALCULADO
MONTEIRO 2015
Risco país: o que representa e como é calculado
Criado pelo conglomerado norte americano JP Morgan, em 1992, o indicador mede o risco de se investir em títulos soberanos, principalmente em países emergentes.
Para o cálculo do índice, o JP Morgan compara os juros oferecidos pelos títulos soberanos do país cujo risco está sendo avaliado, frente aos juros dos Treasuries (que são os papéis do Tesouro norteamericano) de prazo equivalente.
Assim, quando falamos que o risco país do Brasil caiu, isso significa que a diferença entre os juros pagos nos títulos públicos brasileiros e os Treasuries diminuiu: o que sinaliza que a percepção dos investidores quanto ao risco de se investir no Brasil melhorou. Vale o raciocínio inverso, caso os papéis brasileiros passem a oferecer uma maior rentabilidade ao investidor.
Em pontos
Se o risco país é um diferencial de juros, por que então ele é cotado em pontos base? Como muitos diferenciais de juros não são tão expressivos quanto os do Brasil, adotou-se a medida de serem multiplicados por 100, para facilitar a compreensão do indicador.
Por exemplo, o risco Brasil atualmente é cotado perto dos 214 pontos base, significando que o diferencial de juros dos títulos brasileiros em relação aos títulos norteamericanos de mesmo prazo é de 2,14%. Basta multiplicarmos os 2,14% por 100 e chegaremos aos 214 pontos base.
Desvantagens de um risco país elevado
Imagine uma situação em que dois amigos seus lhe pedem dinheiro emprestado. Para quem você emprestaria o dinheiro? Assumindo que você não tenha o suficiente para emprestar para os dois ,certamente optaria por aquele que acreditasse fosse o melhor pagador. Ou seja, o que apresentasse o menor risco.
Mas, e se você tivesse o suficiente para emprestar aos dois