02 Tipos de Inspeçao de Equipamentos
Inspeção de Equipamentos – José Martins
Aluno: Vitor Madureira Costa
1- Inspeção visual: A inspeção visual é a mais usada e geralmente precede qualquer outro ensaio. A sua principal vantagem é fornecer dados quantitativos (além das informações qualitativas) mais facilmente que os outros ENDs. É utilizado para a determinação do tamanho, forma, cor, acabamento, refletividade, presença de descontinuidades superficiais grosseiras e funcionalidade do que será inspecionado. É aplicado a superfícies expostas e ao interior de materiais e equipamentos parcial ou totalmente montados e objetos acabados.
2- Inspeção dimensional: A inspeção dimensional é o método utilizado para verificar se as medidas estão dentro dos parâmetros especificados no projeto, e desta forma determinar a aceitabilidade dos componentes fabricados por usinagem, soldagem, ou qualquer outro tipo de processo produtivo. A inspeção é realizada através de instrumentos de medição como paquímetro, micrômetro, relógio comparador, etc.
3- Emissão acústica: A técnica de inspeção por Emissão Acústica, é um ensaio não destrutivo que consiste na detecção de descontinuidades através de ondas acústicas emitidas pelo material quando aplicada uma tensão sobre a sua estrutura. È comumente utilizado em equipamentos que trabalham pressurizados.
4- Sondas parasitas: Uma inspeção quantitativa comparativa de medição de espessura.
a. Aplicação: Em pernas de esfera, vasos e tubulações isoladas e outras
5- Endoscopia: Ensaio com a utilização de Vídeo-Endoscopia Industrial é uma técnica de inspeção visual remoto, que possibilita avaliar regiões que tenham um difícil acesso e que não possam ser observadas diretamente ao olho humano
a. Aplicação: Tubulações, bombas.
b. Aplicação: Locais e cavidades com difícil acesso em várias aplicações industriais. Exemplo: o interior de uma turbina de aeronave ou a estrutura de um edifício
6- Radiografia: A radiografia é um tipo de ensaio não-destrutivo que se