02 Relato Rio Fi Sica Exp Micro Metro
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Denis Silva C. Azevedo
Felipe Alves dos Santos
Joabe Mendonça
José Ricardo Dos Santos Junior
Joubert Morais Santos Roger Mateus Simões da Cruz
Wanderson Cruz Barreto Junior
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA: MICRÔMETRO
Aracaju - SE
2015
Denis Silva C. Azevedo
Felipe Alves dos Santos
Joabe Mendonça
José Ricardo Dos Santos Junior
Joubert Morais Santos
Roger Mateus Simões da Cruz
Wanderson Cruz Barreto Junior
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA: MICRÔMETRO
Relatório sobre o instrumento de medição denominado de micrômetro, apresentado como requisito parcial das exigências para obtenção da nota da disciplina Física Experimental. O Relatório foi realizado pelo Grupo 09, matriculados na Turma A.
Ministrada pelo Prof. Dr. Romel Menezes Araújo.
Aracaju - SE
2015
1 - Introdução
Sempre estamos comparando as coisas para obtermos um padrão, a comparação de um resultado com algo é chamado de medida. A necessidade de se obter medidas ou comparações cada vez mais próximas a dos valores reais, para a comprovação de teorias e para a elaboração de objetos cada vez mais sofisticados, foi necessária a fabricação de instrumentos de medição cada vez mais precisos. Dentre estes instrumentos, um dos mais comuns é o micrômetro.
O micrômetro foi apresentado pela primeira vez por Jean Louis Palmer para requerer sua patente. E é um instrumento que permite a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi sendo aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. O princípio de funcionamento do aparelho assemelha-se ao do sistema parafuso e porca. Assim, há uma porca fixa e um parafuso móvel que, se der uma volta completa, provocará um descolamento igual ao seu passo, desse modo, dividindo-se a cabeça do parafuso, podem-se avaliar frações menores que uma volta e, com isso, medir comprimentos menores