014860150957
688 palavras
3 páginas
RESENHA Stela Feliciana Lisboa de Oliveira
HABILIDADES PARA LEITURAS DIGITAIS E IMPRESSAS
RIBEIRO, Ana Elisa. Navegar sem ler, ler sem navegar e outras combinações de habilidades do leitor. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 25, n. 3, Dec. 2009.
Ana Elisa Ribeiro nasceu em Belo Horizonte, Capital de Minas Gerais, em 1975 é Doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e Tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professora do Mestrado em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG); Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Leitura e Cognição do Centro Federal de Educação Tecnologia de Minas Gerais (CEFET/MG).
Leitores de tela leem melhor do que leitores de impressos? Estes compreendem textos com mais profundidade e propriedade do que aqueles? Por que razão isso aconteceria? Que habilidades o leitor de telas desenvolve além ou diferentemente do leitor que lê impressos? Que ações de uns e outros propiciam melhor aproveitamento do que se lê? Quais são as rupturas ocorridas nas práticas leitoras? E, o que mais nos inquieta: quais são as continuidades? Esses questionamentos e o título do texto Navegar sem ler, ler sem navegar e outras combinações de habilidades do leitor sugerem a compreensão do que a autora pretendeu com sua pesquisa, tratar das habilidades que o leitor precisa desenvolver para compreender leituras impressas ou virtuais. A autora inicialmente apresenta uma síntese histórica do processo de leitura durante a evolução humana e a importância de percebermos as transformações cognitivas necessárias para a compreensão na manipulação dos suportes de leitura, argumento usado para a realização da pesquisa. Aborda também a importância do letramento na formação do cidadão e o uso de hipertextos, observando que este de uma forma diferente já existia em jornais impressos. Essas questões também foram abordadas em textos como o de Laura Márcia Luiza Ferreira ao relatar sobre sua