014390506180

1677 palavras 7 páginas
Mal de Alzheimer
O mal de Alzheimer, doença de Alzheimer (DA) ou simplesmente Alzheimer, é uma doença degenerativa atualmente incurável mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família. Foi descrita, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. É a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos no Brasil e em Portugal, sendo cerca de duas vezes mais comum que a demência vascular, sendo que em 15% dos casos ocorrem simultaneamente. Atinge 1% dos idosos entre 65 e 70 anos mas sua prevalência aumenta exponencialmente com os anos sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.
Sintomas
- perda de memória, confusão e desorientação
- ansiedade, agitação, alucinação, desconfiança
- alteração da personalidade e do senso crítico
- dificuldades com as atividades da vida diária como alimentar-se e banhar-se
- dificuldade em reconhecer familiares e amigos
- dificuldade em tomar decisões
- perder-se em ambientes conhecidos
- inapetência, perda de peso, incontinência urinária e fecal
- dificuldades com a fala e a comunicação
- movimentos e fala repetitiva
- distúrbios do sono
- problemas com ações rotineiras
- dependência progressiva
- vagância

Mal de Parkinson
A doença de Parkinson é o termo médico para designar uma doença crônica e lentamente progressiva que afeta a porção do cérebro que comanda os movimentos voluntários. Esta doença é também conhecida por “paralisia agitante” e não altera as faculdades mentais do doente.
Habitualmente, a doença de Parkinson não se manifesta antes dos cinqüenta ou sessenta anos de idade. A doença desenvolve-se gradualmente e, em regra, principia por um ligeiro tremor nas mãos (quando estas estão em repouso) e por movimentos involuntários da cabeça. Os músculos

Relacionados