012301252399
1703 palavras
7 páginas
Memorial do modulo 2Educadores e educandos: tempos históricos
No dia 27 de Março de 2013 os alunos do Pro funcionários se reuniu nas dependências da Escola Olavo Bilac para a primeira aula.
O professor Moacir fez a apresentação das tutoras Claudinei e Vânia em seguida deu inicio ao primeiro conteúdo com uma explicação rápida, ao entrar no segundo módulo Educadores e Educandos: de Maria Abádia da Silva. Deu inicio ao primeiro conteúdo ‘’Para que estudar e compreender a educação por meio da história? Para compreender por meio da história como ocorrem os processos educativos na formação humana, isso possibilita conhecer nos constituímos, o que somos e como agimos em nossa cultura. A cultura de um povo, sobrevive porque os mais velhos transmite aos mais novos as suas tradições, rituais, crenças, cerimônias, festas e maneias de falar. A memória torna-se viva e ativada por meio de ações, de atitudes e de praticas que são processos educativos.
Só através da história escrita que podemos entender a evolução dos processos educativos, a Educação constituídas pelos Padres da companhia de Jesus foi o inicio da educação no Brasil, que tinha por objetivo catequizar os nativos, propagar a fé cristã, difundir valores e introduzir o principio do trabalho como instrumento de dignificação do homem, com a intenção de beneficiar a coroa Portuguesa no processo de colonização e de exploração de terras. Para Executar um plano econômico de exploração, os portugueses impuseram os padrões da cultura europeia e trataram de desprezar os povos nativos. Com isso introduziram hábitos de trabalho e noções de valor aos objetos e produtos.
Os ensino oferecido nos colégios respondia ao interesses das elites dirigentes, enquanto os populares permaneciam sem acesso a educação.
No século XVIII na Europa ocorreram varias manifestações de contestação do modo de enxergar o mundo, de expressar, de agir e relacionar com os povos e a natureza. Os filósofos e os cientistas pregavam que a razão,