0101
Metabolismo traduzido do grego, que significa "mudança", troca, é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. E tem a função de mudar ou produzir moléculas. Ele pode estar presente de duas formas: no estado anabólico ou catabólico. No estado de anabolismo ocorre a formação dos compostos e no estado de catabolismo ocorre a quebra dos compostos. O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Estas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.
As reações químicas do metabolismo estão organizadas em vias metabólicas, que são sequências de reações em que o produto de uma reação é utilizado como reagente na reação seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concertada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. As enzimas são vitais para o metabolismo porque permitem a realização de reações desejáveis, mas termodinamicamente desfavoráveis, ao acoplá-las a reações mais favoráveis. As enzimas regulam as vias metabólicas em resposta a mudanças no ambiente celular ou a sinais de outras células.
Apenas para se manter o organismo vivo é gasto certa quantidade de energia, assim quando se respira, dorme e para se manter as funções cardiovasculares o organismo utiliza de sua reserva calórica, esse valor está relacionado ao metabolismo basal de cada um. Já no caso da perda de peso, ocorre à diminuição no valor calórico, com o tempo o organismo passa a exigir menos energia para a execução das funções vitais, tornando o metabolismo mais lento e adaptado a tal situação. Esse é o conhecido efeito Platô.