01 O Entendimento Cient Fico Da Realidade
Epistemológicos
O Entendimento Científico da Realidade
31/03/15
Prof. Jorge Freire Póvoas
1
O Homem e a Cultura
Quais são as diferenças entre o trabalho do homem e o animal? Por exemplo, entre o "trabalho" paciente da aranha tecendo a sua teia e o homem que constrói uma estrada?
O trabalho da aranha não têm história, não se renova. É o mesmo em todos os tempos, salvo as modificações determinadas pela evolução das espécies e as decorrentes de mutações genéticas.
O animal não inventa o instrumento, não o aperfeiçoa, nem o conserva para uso posterior. Não há nada que se compare as transformações realizadas pelo homem enquanto criador.
O homem é um ser que fala e a palavra se encontra no limiar do seu universo, pois o caracteriza fundamentalmente e o distingue do animal.
31/03/15
Prof. Jorge Freire Póvoas
2
A Linguagem
Poderíamos dizer, porém, que os animais também têm linguagem. Mas,
a natureza dessa comunicação não se compara à revolução que a linguagem humana provoca na relação do homem com o mundo.
A diferença entre a linguagem humana e a do animal está no fato de que o animal não conhece o símbolo, somente o índice. O índice está relacionado de forma fixa e única com a coisa a que se refere. Por exemplo, as frases com que adestramos o cachorro devem ser sempre as mesmas, pois são índices, isto é, indicam alguma coisa muito específica. O símbolo é universal e flexível. A palavra cruz não tem um sentido unívoco, o que ela representa no cristianismo não é o mesmo para certos roqueiros, se usada de cabeça para baixo, adquire outro significado.
31/03/15
Prof. Jorge Freire Póvoas
3
A Linguagem
A linguagem animal visa a adaptação à situação concreta, enquanto a
linguagem humana intervém como uma forma abstrata que distancia o homem da experiência vivida, tornando-o capaz de reorganizá-la numa outra totalidade e lhe dar novo sentido.
É pela palavra que somos capazes de nos situar no tempo. Lembramos o que