01 TDE METODOLOGIA
O primeiro é o conhecimento popular, que é o conhecimento que as pessoas adquirem na vida cotidiana, por acaso, baseado, apenas, na experiência vivida ou transmitida por alguém. Não possui uma observação metódica do episódio, não foi sistematizado, refletido para ser reduzido a uma formulação geral.
Para Ander-Egg é um conhecimento mais superficial e subjetivo.
O segundo é o conhecimento filosófico, que ocorre nas trocas de idéias. É valorativo, e tem como partida as hipóteses filosóficas baseadas nas experiências e não na experimentação. É racional por admitir que a razão é a verdadeira fonte de conhecimento.
O terceiro seria o conhecimento religioso (teológico), entendo a Fé como firme fundamento dos fatos que não se esperam e a prova dos acontecimentos que se não veem. Se apoia na doutrina que tem proposições sagradas e manifestações divinas. É transmitida por alguém ao longo dos tempos ou através de escritos sagrados. É valorativo. Revela-se o sobrenatural, por isso, inspiracional, considerado infalível e indiscutível.
E por fim, o conhecimento cientifico, que atende o propósito da ciência, que é desvendar a realidade, por isso é real, lida com ocorrências ou fatos. A ciência soma, conquista e avança a medida em que novas descobertas são incorporadas a seus domínios.
2) Em relação aos paradigmas de investigação, diferencie o paradigma quantitativo e o qualitativo.
Paradigma quantitativo:
Apoia-se na filosofia positivista, comportamentalista, empirista.
Estabelece relações e explica mudanças.
Os métodos e os processos são específicos e predeterminados. As decisões das estratégias da investigação são rígidas.
Apoia-se em desenhos correlacionais ou experimentais.
O papel do investigador deve ser, tanto quanto possível, o de afastamento.
As investigações visam, majoritariamente, fazer generalizações universais.
Tende analisar os dados de forma dedutiva.
Recolhe dados para