01 Introdução Gestão de Custos
Conceito:
O conhecimento e o domínio das técnicas de apuração de custos são fundamentais para um gerenciamento eficiente e eficaz visando ampliar a lucratividade de uma empresa.
Todas as empresas devem; conhecer, administrar e controlar com muita propriedade os custos e despesas gerados para a produção e comercialização de seus produtos ou serviços.
A formação do preço de venda do produto ou serviço está ligada diretamente à apuração dos custos e das despesas que por sua vez devem ser muito bem formatados pelo setor de contabilidade de custos da empresa.
Objetivos do estudo da Gestão de Custos:
a) Fornecer informações sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da empresa;
b) Auxiliar no planejamento, controle e desenvolvimento das operações;
c) Fornecer informações para a tomada de decisões.
Conceituando Termos:
1. Desembolso – Em uma situação pessoal, o desembolso significa retirar dinheiro do bolso. Porém, na linguagem empresarial, esse conceito tem significado de extrair um montante do caixa para pagar algo que a empresa adquiriu, seja um bem ou serviço. Ou seja, é todo valor que a empresa paga resultada de uma relação comercial, antes, durante ou posterior a aquisição.
2. Gastos – É a aquisição de um bem ou serviço que vai originar um desembolso da empresa. Normalmente este desembolso é representado pelo pagamento. Observa-se que o gasto somente se concretiza quando os bens adquiridos passam a serem propriedades da empresa. O gasto ainda poderá ocorrer de forma involuntária, como é o caso de perdas ou desperdícios.
3. Investimento – É todo gasto gerado na aquisição de bens estocados pela empresa até o momento da sua utilização, isto é, seu consumo. Também são considerados investimentos valores que a empresa emprega na aquisição de bens patrimoniais como maquinário, equipamentos, instalações. Observa-se que neste caso esses itens sofrem depreciação de valor pelo tempo, quantidade de uso, obsolescência, etc. Tem