Problemática - QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA P1- Vitor Marinho
O texto tem como tema central “O que é Educação Física” e percorre os caminhos e descaminhos desta, para tentar solucionar a problemática “Quais foram seus rumos, a partir de algumas influencias?”. Na tentativa de responder tal questão sobre a ciência que trata do movimento, o autor Vitor Marinho de Oliveira destaca momentos e sistemas que atribuem diferentes concepções para compreender a Educação Física.
Há milhões de anos as atividades físicas já eram importantes na rotina da humanidade, a força, velocidade e resistência garantiam a sobrevivência na pré-história, o movimento durante as constantes migrações, obrigava a realização de atividades que ao passar do tempo foram se aperfeiçoando, como as lutas, corridas, etc. A dança era utilizada como forma de exibir qualidades físicas, expressar sentimentos e como preparação dos jovens para a vida social, tendo um papel fundamental no processo de educação desde os primórdios.
Os exercícios realizados pelos Gregos tinham caráter natural, eram voltados para o atletismo, nessa época surgiam os seus grandes jogos, atribuindo a Educação Física o ensino para o preparo do físico. O modelo Ateniense vem servir de paradigma para o mundo Grego, valorizando o intelecto e espiritual, além do físico, considerando apenas homem, o homem completo e possuíam locais para praticas esportivas, comparados aos de hoje. Esparta era uma exceção, sua educação tinha características militares e todos estavam prontos a cumprirem seu papel de formar espécimes perfeitos, em nome do melhoramento da raça, levando atletas a vencerem a maior parte das provas dos Jogos Olímpicos, que também surgiam neste período.
Com o desenvolvimento físico e social, já no começo do século XX, Arthur Higgins se destacava como um dos mais importantes professores de Educação Física do então Distrito Federal, por manifestar uma atualidade para o momento em que foram escritas suas experiências pedagógicas. A escola foi um “solo” de inadequações, o professor