01 Criação de uma ONG Roteiro
As Organizações Não-Governamentais fazem parte do terceiro setor, ou seja, não são entes originários ou ligados ao Estado (primeiro setor), nem mesmo pertencem à estrutura do segundo setor (empresas). Nas palavras de Castilho Costa (2006, p. 29), percebe-se a origem do nascimento das ONGs:
O surgimento de cidadãos organizados e a visibilidade de suas atuações fizeram surgir a sigla ONG, reconhecida internacionalmente e definida pelas Nações Unidas como organizações internacionais que não foram criadas pela via de acordos inter-governamentais.
Do ponto de vista formal, uma ONG é constituída pela vontade autônoma de mulheres e homens, que se reúnem com a finalidade de promover objetivos comuns de forma não lucrativa. A legislação brasileira prevê quatro formatos institucionais para a constituição de uma organização sem fins lucrativos, com essas características: associação, fundação, organização religiosa e partido político. Por não ter objetivos confessionais ou eleitorais, juridicamente toda ONG é uma associação civil ou uma fundação privada.
No Brasil as ONGs são associadas à Associação Brasileira de Organizações NãoGovernamentais (ABONG), fundada em 10 de agosto de 1991. A ABONG é uma sociedade civil sem fins lucrativos, democrática e pluralista, com sede e foro na capital do Estado de São Paulo. Tem como objetivos, dentre outros, promover o intercâmbio entre entidades que buscam a ampliação da cidadania, a constituição e expansão de direitos, a justiça social e a consolidação de uma democracia participativa. Em 2010, havia 290,7 mil Fundações Privadas e Associações sem fins lucrativos.
Como o processo burocrático é complexo, iremos representar abaixo um roteiro e um fluxo para simplificar o processo de abertura de uma ONG, apontando todas as obrigações legais. Os itens serão divididos em tópicos.
Formação da equipe
Definição do tipo de ONG
Estrutura de trabalho
Despesas Obrigatórias
Início do trabalho
Em seguida