0021
PROFESSORA: Clarice da Luz Kernkamp, Maria Angela Santini e Maria Lucimar Pereira
DISCIPLINA: Ética Profissional, Família, Cultura e Sociedade e Política Social II.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Tema: Construção da política de saúde.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................ 3
2 Desenvolvimento ..................................................................................... 4
3 Conclusão............................................................................................... 8
4 Referencias ............................................................................................. 9
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é trazer uma reflexão sobre o papel de Políticas de Saúde,. Também entender o significadodas políticas.
A política de Saúde nos últimos anos tem sido alvo de atenção e objetos de profundas discurssões de ambito governamental.
Identifica, por exemplo, em relação ao financiamento, que a crise da seguridade social não está associado a ampliação do gasto com saúde, mas ao crescimento dos dispendicios com beneficios previdenciarios. Chama a atenção para a ampliação das desigualdades regionais em relação aos níveis de saúde, a despeito de uma melhoria geral nos indicadores do país, e para o aumento da distancia entre as condições brasileiras e a de outros países da América Latina. Descreve e comenta aspectos do processo de descentralização poucas vezes destacados, desde o foco de experiencias bem sucedidas e formas alternativas de gestãoate a necessidade de reorganização da esfera federal para o exercício de suas novas funções no Sistema Único de Saúde-SUS, em especial as relativas a regulação do setor.
Foi a Constituição Federal de 1988 que introduziu os princípios do controle social e tratou a saúde como seguridade social preconizando no artigo 196, mostrando que a