T13 2013 0021
IMPLEMENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO UTILIZANDO O MIPE. ESTUDO DE
CASO EM EMPRESA DE TERAPIA NUTRICIONAL.
Emanuele de Matos
(LATEC/UFF)
João Alberto Neves dos Santos
(LATEC/UFF)
Resumo:
As pequenas e médias empresas são, normalmente, geridas com base em decisões empíricas ancoradas no conhecimento e habilidade adquiridas com a experiência dos gestores.
Esse conhecimento tácito ganha dimensões de processo quando são estabelecidos e definidos em normas, o que permite a sua medição e gestão amparados por ferramentas sistêmicas de gestão. O presente trabalhou buscou implementar o planejamento estratégico utilizando a metodologia MIPE que leva em consideração a análise do ambiente interno e externo, a missão, visão e valores da organização, os objetivos e indicadores estratégicos, iniciativas e planos de ação, mapa estratégico, monitoramento e avaliação. A implementação do MIPE trouxe resultados positivos em curto prazo à organização e boas perspectivas em médio e longo prazo.
Palavras-chaves: SWOT, Mapa Estratégico, Indicadore,
IX CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
20, 21 e 22 de junho de 2013
1. INTRODUÇÃO
1.1. A SITUAÇÃO ECONÔMICA ATUAL
Na atual conjuntura econômica globalizada, de acirrada concorrência e busca por novos mercados, faz-se necessária a utilização de métodos que auxiliem no planejamento estratégico e na medição de desempenho. Conforme apontado por Souza e Apinswall (2010) a medição de desempenho verifica se os objetivos estão sendo alcançados.
Os ambientes interno e externo das organizações são influenciados por um elevado grau de turbulência (TRIST, 1976), por isso a necessidade de aumentar o conhecimento, notadamente nos países como o Brasil, menos desenvolvidos, que enfrentarão cada vez mais a escassez de informações e conhecimentos relevantes.
As pequenas e médias empresas são, normalmente, geridas com base em decisões empíricas ancoradas no conhecimento e habilidade adquiridas com a experiência dos gestores.
Esse