000000000000000000000000000000000000000000
JUNIORES – CPAD
4º Trimestre de 2011
Tema: Deus fala com o seu povo
Comentarista: Laudicéia Barboza da Silva
LIÇÃO 10 – JEREMIAS, O PROFETA DAS LÁGRIMAS
Texto Bíblico:Lamentações de Jeremias caps. 1 à 5.
Ao Mestre
Prezado (a), o ministério profético de Jeremias foi por cerca de mais de quarenta (40) anos.
Seu ministério iniciou-se nos dias do rei Josias (621-607 a.C.). O rei Josias foi um rei que se preocupou em restabelecer uma adoração sincera para com Deus, designou escribas que fizessem cópias da Palavra de Deus e enviasse por todos os termos do país, para que as pessoas apreendessem e obedecessem a Deus.
Mas não foi muito eficaz no seu intento, pois muitas pessoas iam à Igreja somente como apenas costume, não havia nelas um sentimento sincero de amor e adoração a Deus. Jeremias muito se entristeceu ao perceber que a reforma promovida pelo rei Josias, não mudava o coração do povo em relação a deus, eles continuavam adorando a ídolos e desagradando a Deus com suas ações injustas e palavras mentirosas.
Após a morte do rei Josias, as cosias pioraram. Jeremias assistiu a rei após rei ignorar suas advertências provindas do próprio Deus e conduzir o povo a uma vida cada vez mais pecaminosa e idólatra. Com as pessoas totalmente inversas à vontade de Deus, tudo o que Jeremias profetizava eles rejeitavam. Grande foi o sofrimento deste profeta, que ao saber da iminente destruição de Jerusalém nada podia fazer diante da incredulidade e da desobediência do provo à voz de Deus. Ele era ignorado, sua vida foi ameaçada várias vezes.
Jeremias enfrentava dia a dia oposição, mas corajosamente e com lágrimas entregava a mensagem divina. Sofria ao sentir o amos de Deus pelo povo e ao perceber e sentir a rejeição do povo para com Deus. Grande foi a perseverança deste profeta que em suas mensagens expressa sentimentos intensos e contemplava um deus que executa juízo mas também exerce misericórdia.
Vejamos algumas características do ministério de