00000000000000000000000000000000
1. Saúde
Em síntese podemos dizer que saúde é a resultante da influência dos fatores sócio-econômicao- culturais: alimentação, habitação, educação renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. E não só a ausência de doença.
1.2 Doença
A doença em oposição a saúde , é um estado de desequilíbrio do indivíduo com as forças de seu ambiente externo e interno, ou seja, ocorre perda ou limitação da sua capacidade de adaptação ao meio ambiente. Dessa forma, acredita-se que a saúde e a doença não devem ser consideradas entidades separadas, mas gradações de uma escala.
1.3 Práticas de saúde
A intervenções dos profissionais de saúde pode ser realizada através da medicina tradicional ou da alternativa.
1.3.1 Medicina tradicional ou alopática
Tem por objetivo o diagnóstico combate aos sinais e sintomas. Para atingir esse propósito são utilizados os medicamentos farmacológicos e equipamentos auxiliares ao diagnóstico.
1.3.2 Medicina alternativa
O objetivo principal é considerar o ser humano de forma integral e promover a sua interação hormônica. Abrange vários tipos de terapêutica, mas podemos agrupá-los em quatro grupos de acordo com a natureza ou base:
farmacologia ou química: fitoterapia, argiloterapia, terapia ortomolecular; física: massagens, banhos, exercícios; energética: conputura, homeopatia, do-im ; mental/ espiritual/ psicológica: meditação, relaxamento psicomuscular.
1.4 Objetivos dos profissionais de saúde
promoção da saúde; manutenção da saúde; recuperação da pessoa doente; prevenção da externsão da sequela da doença; prevenção de complicação da doença e/ou seu tratamento