00000000
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos.”
(Joseph Campbel)
AGRADECIMENTOS
Agradeço inteiramente a Deus por ser o dono dos meus pensamentos e o mestre das minhas ações. Agradeço também aos meus pais, e familiares que sempre me incentivam a estudar, e ser uma pessoa honesta.
Agradeço também ao Professor Everton, por estar sempre presente nas aulas, fazendo assim com que os alunos se dediquem a aprender o conteúdo da sua matéria.
INTRODUÇÃO
Uma dispersão é uma mistura de duas ou mais substâncias, em que as partículas de uma fase – a fase dispersa – se encontram distribuídas no seio da outra – a fase dispersante.
Existem 3 tipos principais de dispersões – as soluções verdadeiras, as soluções coloidas e as suspensões.
Cada um deste tipo de dispersões diferem umas das outras devido à dimensão médias das partículas constituintes.
I. SOLUÇÕES
Chamamos simplesmente de Soluções, as também conhecidas: soluções verdadeiras. Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Nas soluções o disperso recebe o nome de soluto e o dispersante o nome de solvente.
As soluções são muito importantes, exemplo: o ar que respiramos (mistura de gases), água do mar (vários sais), bebidas, remédios, sangue, urina.
I.I CLASSIFICAÇÃO GERAL DAS SOLUÇÕES
De acordo com o estado de agregação da solução: Soluções Sólidas: liga metalúrgica, cobre, níquel, etc. Soluções Líquidas: café com leite, água do mar, xaropes medicinais, etc. Soluções Gasosas: o ar atmosférico, etc.
De acordo com a proporção entre o soluto e solvente: Soluções Diluídas: contém pouco soluto em relação ao solvente (por exemplo: 10g de