00
O Brasil é sem dúvidas uma imensidade de diversidade cultural e isso é uma das principais características do país, que o torna bem conhecido em todo o mundo. Sua mistura de cores, raças e culturas, faz com que o Brasil seja um país acolhedor e cada vez mais diversificado, sempre em busca de novas miscigenações e estilos diferentes que agreguem na nossa cultura.
Cada região do Brasil possui sua cultura específica, buscando sempre levar para os turistas e unir povos e raças cada vez mais. A diversidade cultural inclui desde vestimentas para costumes como manifestações religiosas até as comidas típicas. Toda essa cultura foi herdada por milhares de povos, desde os índios até os europeus, que sempre traziam diferentes culturas e costumes para o nosso país.
Apesar do processo de globalização que busca a mundialização do espaço geográfico, tentando criar uma sociedade homogênea, aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos: várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições e regras morais que permeiam e “preenchem” a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social. É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos, foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural em nosso país. Em seguida, os