0% enviado / Aumente seus fãs
Trabalho de Física
Manaus- AM
2014
Escola Estadual Milburges Bezerra de Araújo
Aluna: Angela Regina nº 45
3º ano 1 – Noturno
Trabalho de Física
Manaus- AM
2014
INTRODUÇÃO
A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representado pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados.
Em vários circuitos elétricos é muito comum a associação de resistores. Isso é feito quando se deseja obter valor de resistência maior do que aquele que é fornecido por um resistor apenas. Os resistores podem ser associados de três maneiras básicas que são: associação em série, associação em paralelo e associação mista.
ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE:
Em uma associação em série, dois ou mais dispositivos são ligados de forma que a corrente elétrica tenha um único caminho a seguir. Abaixo veremos algumas propriedades da associação de resistores em série.
Mas, primeiramente, vamos considerar uma associação em série de n resistores com resistências elétricas R1, R2, R3 ... Rn, cujos terminais A e B estão submetidos à ddp UAB, conforme mostra a ilustração abaixo. Seja i a intensidade de corrente elétrica que atravessa cada resistor da associação.
Todos os resistores contidos no circuito serão percorridos pela mesma corrente elétrica. Isso acontece pelo fato de a corrente elétrica dispor somente de um caminho para fluir através do circuito. Sendo assim, para a corrente elétrica da associação em série, temos: i1= i2=i3=⋯=in=i
A diferença de potencial nos terminais da associação em série é igual à soma das diferenças de potencial medidas entre os terminais de cada um dos resistores associados, isto é, a ddp