Relatório FQE
DISCIPLINA: FISICOQUÍMICA EXPERIMENTAL
TURMA: TÉCNICO DE QUÍMICA
INTRODUÇÃO
A solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura. Essa quantidade máxima que pode ser dissolvida é também conhecida por coeficiente de solubilidade ou grau de solubilidade. Mas, a solubilidade de qualquer substância depende, entre outras coisas, do tipo de solvente no qual o soluto está disperso. A solubilidade de uma substância varia de um solvente para outro, e um dos fatores responsável por isso é a polaridade dos compostos envolvidos.
A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a molécula será apolar, mas se for assimétrica, sendo que uma das partes da molécula possui maior densidade eletrônica, então se trata de uma molécula polar.
A polaridade das moléculas pode ser visualizada quando a sua substância constituinte é submetida a um campo elétrico externo. Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares. Do contrário, se elas não se orientarem, elas são apolares. Substância polar dissolve substância polar; substância apolar dissolve apolar. Ou seja, semelhante dissolve semelhante. Por exemplo, o NaCl é polar, a água também é polar e a gasolina é apolar.
OBJETIVOS
Observar através de testes em laboratório a solubilidade de algumas substâncias relacionando com a sua polaridade.
MATERIAIS E REAGENTES
- Tubos de ensaio
- Conta gotas
- Pisseta
- Água Destilada
- Álcool Comum
- Gasolina
- Óleo de cozinha
- Cloreto de Sódio ou sal de cozinha
- Iodo
PROCEDIMENTOS
1. Numerou-se 3 tubos de ensaio e