“HISTÓRIA E MEMÓRIA DA PSICOLOGIA EM SÃO PAULO – PSICOLOGIA EDUCACIONAL”
“HISTÓRIA E MEMÓRIA DA PSICOLOGIA EM SÃO PAULO – PSICOLOGIA EDUCACIONAL”
Com o passar dos anos, o vídeo nos relata que alguns marcos impulsionaram a Psicologia Educacional. Essa história está vinculada com acontecimentos que suscitaram a necessidade de um novo saber, devido a vários contribuintes que se dedicaram ao estudo de uma nova possibilidade, questionando desde então, aproximadamente no final do século XIX mais intensamente e, no início do século XX, o porquê do fracasso escolar, se ambos se reuniam no mesmo propósito, aluno e professor para a aprendizagem.
Como todos se reúnem num mesmo objetivo e nem todos os resultados são positivos, o aluno vira alvo desses estudos, que levam a uma profunda análise, então, surge a psicologia na área educacional. Vemos desde antigamente uma concepção de que os problemas emocionais que os alunos traziam poderiam advir de sua família, onde está vinculado, daí emergem a dificuldade de progredir no ensino-aprendizagem. A partir da primeira guerra mundial, foram motivados a intervir com a reconstrução em busca da paz, daí a busca pela solidariedade, que tem a vê com a reconstrução de um novo saber, de uma nova forma de acreditar que onde estaria o problema, poderia sim, haver uma solução.
A escola desde esses acontecimentos e vários outros, vem assumindo um papel de reeducar essas pessoas a estarem num ambiente propício a novas ideias, novos conceitos, novos ideais. Ou seja, com essa busca, abre-se o caminho para a psicologia, onde podem atuar e verificar a causa, o porquê e como vamos resolver esses problemas emergentes. Acredito, que desde sempre, a sociedade carrega traços que já adquire uma nova forma de pensar, seja ela ativa ou não. Com a contribuição de novos estudos, podemos analisar não mais a forma de mensurar a inteligência, mas a forma pela qual o indivíduo se apresenta, levando em consideração